sábado, 2 de março de 2013

Fantoches: um recurso mágico para falar com as crianças!

Fantoches: um recurso mágico para falar com as crianças e um aliado dos pais Não é segredo pra ninguém o encantamento que os fantoches despertam nas crianças. Diante de um convite de um boneco, elas não resistem: entregam-se à fantasia e embarcam num imaginário de falas, histórias e situações.

Ele pode ser pequeno, do tamanho de um dedo, confeccionado com meias ou com apenas um sorriso feito à caneta. Pode contar histórias, recitar poesias, fazer com que a criança se movimente. Brincar com o boneco é uma atividade que leva a criança a expressar sentimentos, dúvidas e aprender mais sobre si mesma e o mundo que a cerca.

Para o educador e pesquisador da arte de contar histórias, Hosaná Dantas, esse jogo lúdico é uma aprendizagem para a vida. "As crianças que tem acesso a isso estão propensas a se tornarem adultos mais bem qualificados para enfrentar as adversidades.”

Além disso, falar com a criança por meio de um boneco pode ser uma ótima alternativa para auxiliar na rotina diária de casa, como, na organização dos seus pertences, na definição de horários, hora de ir pra escola, escovar os dentes, dormir e, por que não, incentivar a criança a experimentar aquela fruta? Eles podem também ajudar a lidar com situações de conflito, combinar regras, promover a linguagem oral e facilitar o diálogo entre pais e filhos.

Para Francisco Marques, o Chico dos Bonecos, o canal de comunicação, que se estabelece com a criança nas brincadeiras com fantoches, sem dúvida, é direto. "Diante do convite de um boneco, a criança movimenta o seu corpo: anda, pula, voa, abraça, beija, se arrasta, se esconde, se enrosca e se esparrama. Mistura a história inventada com as situações do cotidiano, desenvolve narrativas, estabelece diálogos, realça expressões, revela diferentes entonações, cria vozes". A criança fica tão envolvida que não liga para quem está por “traz do boneco” e a comunicação acontece de uma maneira divertida, clara e afetiva, preenchendo o mundo de significados.

Assim, use e abuse desse recurso mágico que é o fantoche para ampliar as possibilidades de comunicação e de interação com as crianças. Com certeza, elas irão adorar.

Adarléa Moreira Rocha - Pedagoga e professora do Infantil IV na Trilha da Criança
 









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário